sábado, 4 de março de 2023

... da fraqueza tiraram forças. Hebreus 11: 34

O que significa "fraqueza"?


Quando se fala de fraqueza no Novo Testamento, geralmente se baseia em uma palavra que originalmente significa sem força e também é traduzida como enfermidade (por ex., em Lucas 5: 15; 8: 2). Além do significado de enfermidade, fraqueza na maioria dos casos significa incapacidade, que está enraizada em nossa condição de ser humano.


Assim, a Palavra de Deus fala de fraqueza, especialmente quando o crente é visto como uma criatura. Seu corpo ainda não está resgatado; através dele o cristão ainda está ligado à criação visível que geme sob a maldição da queda (cf. Romanos 8: 26).


Em algumas passagens da Escritura, acrescenta-se que estamos expostos às tentações deste mundo enquanto o pecado ainda habita dentro de nós. Portanto, o cristão está em perigo de ceder à tentação e ao pecado; ele precisa de ajuda (Hebreus 4: 15, 16). Entretanto, não devemos confundir a propensão ao pecado com o próprio pecado. Portanto, não devemos usar a palavra fraqueza para mitigar pecados e fraquezas de caráter, pois apenas em muito poucas passagens da Escritura está incluído o pensamento de pecados cometidos quando se fala de fraqueza (Hebreus 5: 2, 3; 7: 28).


Uma ilustração adequada do que significa fraqueza é vista nos crentes do Antigo Testamento que "da fraqueza tiraram forças". Eles sentiram sua própria incapacidade e confiaram não em si mesmos, mas em Deus. Quando realmente reconhecemos nossa própria fraqueza, aceitamos com gratidão e alegria a força que Deus nos oferece.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 34: 1 - 9; Lucas 14: 25 - 35



Nenhum comentário:

Postar um comentário