sábado, 11 de março de 2023

E levantou-se Davi e partiu ... para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins. 2 Samuel 6: 2

Davi tinha um grande interesse na Arca do Concerto, símbolo da presença de Deus entre seu povo. Ele queria trazê-la para Jerusalém, queria tê-la perto dele. E isto estava de acordo com a vontade de Deus, porque Jerusalém era o lugar que o SENHOR havia escolhido "para ali pôr o seu nome e sua habitação". Ali os israelitas deveriam levar seus sacrifícios, ali deveriam desfrutar da comunhão com Deus (Salmo 132; Deuteronômio 12: 5-7).

 

Para o transporte da Arca do Concerto havia instruções claras na Lei: os levitas deveriam levar a Arca sobre os ombros. Nem mesmo eles, mas somente os sacerdotes, podiam tocar na Arca. Davi, entretanto, mandou colocar a Arca em um novo carro puxado por bois. O rei tinha a melhor das intenções, mas neste caso ele não perguntou e não agiu de acordo com a vontade de Deus (êxodo 37: 1-5; Levítico 4: 15; 1 Samuel 6: 10, 11).


Em um incidente, a arca estava em perigo de cair do carro. E “estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a”, mesmo não sendo sacerdote. Esta transgressão do mandamento divino resultou diretamente em sua morte. O plano de Davi havia falhado. E levou vários meses para o rei aprender sua lição e trazer a Arca do Concerto para Jerusalém de uma maneira que estava de acordo com o mandamento de Deus (2 Samuel 6: 11, 12).


Nós hoje também podemos desfrutar: a presença de Deus em seu povo - a presença do Senhor Jesus nas reuniões dos crentes. Vale o seguinte: tudo deve corresponder às instruções de Deus no Novo Testamento. Pois mesmo métodos ou instituições bem intencionados fazem mal se não estiverem de acordo com a Palavra de Deus. - Mas que alegria é quando experimentamos a presença do Senhor Jesus sem nenhum aborrecimento (Mateus 18: 20).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 36: 35 - 37: 16; Lucas 17: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário