sexta-feira, 10 de março de 2023

O segredo do SENHOR é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto. Salmo 25: 14

"Segredo" aqui significa comunhão íntima ou relacionamento íntimo. Portanto, Deus está disposto a revelar Seus pensamentos e conselhos ocultos àqueles que O temem, isto é, que reconhecem o Senhor como Deus, O honram e O servem, e com alegria se submetem a Sua vontade. O que isto significa para a vida de fé é deixado claro pelo profeta Amós: "Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas" (Amós 3: 7).

 

Abraão é um belo exemplo disto: Ele demonstrou temor a Deus como nenhum outro e foi chamado de amigo de Deus (Gênesis 22: 12: Tiago 2: 23). E antes que Deus fizesse cair o juízo sobre as cidades da planície, Ele lhe revelou o que Ele ia fazer:


"Ocultarei eu a Abraão o que faço?" (Gen 18: 17). Ló, por outro lado, não foi avisado pelo conselho secreto do Senhor - mas ele foi salvo do juízo.


Através do exemplo de Abraão e Ló, podemos também entender as palavras do Salmo 103: 7: "Fez notórios os seus caminhos a Moisés e os seus feitos, aos filhos de Israel". Como Moisés foi fiel diante do Senhor em toda sua casa, Deus lhe deu a conhecer os caminhos que Ele seguiria com seu povo. Israel rebelde e desobediente, por outro lado, só conheceu as obras de Deus - e só depois que elas já eram uma realidade.


É um princípio geral nos caminhos de Deus com os seus: quanto mais progredimos na santidade prática e na obediência, mais compreenderemos os propósitos de Deus que Ele estabeleceu em Sua Palavra.


O livro de Provérbios também fala desta verdade: "Porque o perverso é abominação para o SENHOR, mas com os íntegros está o seu segredo" (cap. 3:32). Você e eu estamos entre estes íntegros?


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 36: 14 - 34; Lucas 16: 19 - 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário