quarta-feira, 1 de março de 2023

Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que obedecer é melhor do que sacrificar. 1 Samuel 15: 22

O próprio Deus não tinha ordenado estes sacrifícios e testemunhado o seu supremo bom prazer neles? Mas Deus busca acima de tudo a "verdade interior"; e no caso de sacrifícios de animais, a oferta visível poderia facilmente esconder um estado perverso de coração. Então a Palavra de Deus nos mostra que há uma série de qualidades morais sem as quais o Senhor não pode encontrar prazer em "holocaustos e sacrifícios" (cf. Êxo. 29: 38 - 42; Lev 1 - 7; Slm 51: 8, 18 - 21).


Obediência - isso faltou muito no teimoso Rei Saul, a quem nosso versículo inicial é dirigido. Mas o povo de Deus deve obediência ao Senhor em todos os momentos (cf. João 14: 21, 23).


Reconciliação. - Trata-se do relacionamento com os outros entre o povo de Deus: diz o Senhor:


"Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta" (Mateus 5: 24). Reconciliação e paz são pré-requisitos para ofertas que agradam a Deus.


Misericórdia. - Também aqui se trata do relacionamento com os semelhantes. O Senhor diz: "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes" (Mateus 12: 7). Não é possível honrar e louvar a Deus se não revelarmos, ao mesmo tempo, Seus traços de caráter.


O amor. As três qualidades acima poderiam ser resumidas em uma quarta: Amor: amar a Deus "de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios" (Marcos 12: 33).


Como estes pontos são importantes também para nossa adoração hoje. Seja que lhe ofereçamos "sacrifícios espirituais", seja que lhe dediquemos nossos corpos como "sacrifício vivo" (1 Pedro 2: 5; Hebreus 13: 15; Romanos 12: 1).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 32: 21 - 35; Lucas 13: 31 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário