quarta-feira, 8 de março de 2023

Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20: 28

Cuidando do rebanho


Em seu último encontro com os anciãos da congregação (igreja) em Éfeso, Paulo dá a esses irmãos uma importante comissão: eles deveriam cuidar dos crentes em Éfeso, o rebanho de Deus.


Paulo primeiro menciona que os anciãos devem cuidar de si mesmos. Um princípio importante: para poder ajudar os outros no caminho da fé, é preciso levar uma vida caracterizada pela pureza e piedade na esfera pessoal e familiar. Caso contrário, dificilmente se tem a autoridade moral para tratar de um mal dos outros.


Como é significativo que Paulo introduza aos anciãos que o Espírito Santo os colocou como bispos no rebanho - que eles não são colocados acima do rebanho. Sim, os irmãos responsáveis de uma congregação local, são eles mesmos parte do rebanho, eles não estão acima dos outros crentes. Que bonito quando esta atitude é evidente em seu ministério: não a partir de cima, mas de coração para coração.


Finalmente, Paulo descreve o grande valor deste rebanho. Ele agora vê os crentes em sua totalidade como uma igreja. Quanto Deus pagou por eles! Ele os comprou através do sangue de seu próprio Filho. Esta consciência deve estar profundamente enraizada no coração do ministério de cada ancião: O rebanho não pertence a nós, mas a Ele. Ele foi confiado aos anciãos somente para seus cuidados especiais. Assim como um cuidado especial é tomado com os bens de outras pessoas, irmãos responsáveis dentro de uma congregação local devem exercer seu ministério aos crentes com cuidado e grande amor.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 35: 20 - 35; Lucas 16: 1 - 13



Nenhum comentário:

Postar um comentário