terça-feira, 14 de março de 2023

No dia da minha angústia busquei ao Senhor ...; a minha alma recusava ser consolada. Salmo 77: 2

O consolo real ajuda a construir a confiança perdida e a fortalecer a fé na grandeza de nosso Senhor. Mas quem pode dar esse conforto? Os homens são freqüentemente "consoladores molestos" (Jó 16: 2), às vezes aprofundando o sofrimento em vez de oferecer ajuda. Muitas vezes tentam consolar com palavras otimistas: "Vai dar tudo certo". Isto é bem-intencionado, mas não é conforto real, não é ajuda real.

 

Asafe, o autor do nosso Salmo, rejeitou toda ajuda, seja ela oferecida pelos homens ou pelo próprio Deus. "Lembrava-me de Deus e me perturbava", disse ele amargamente. Todas as suas questões pareciam ficar sem resposta. Uma situação lamentável (v. 3).


Mas o que aconteceu em seguida? Felizmente, Asafe encontrou uma saída. Ele a descreve na segunda parte de seu Salmo. Ele pensou em tempos anteriores, quando Deus interveio e libertou seu povo da escravidão do Egito. Isto havia acontecido de uma maneira muito incomum: Ele primeiro os havia deixado correr para um caminho sem saída. O Mar de juncos estava na frente deles e o inimigo atrás deles. E agora?


Esta é exatamente a situação em que Asafe se encontrava - sem saída. Sim, Deus muitas vezes guia os seus de maneiras incompreensíveis. Mas o salmista deprimido de repente percebe que Deus está presente e ajuda nos pontos mais desesperançosos. Não, Deus não havia abandonado seu povo. Exatamente no ponto em que não havia caminho para eles, Deus abriu o caminho para eles através do mar para a liberdade.


Tal é o nosso Deus - um Deus que faz milagres (Salmo 77: 14). Lembrar de Suas ações em poder e graça pode realmente nos dar conforto e nos encorajar a confiar Nele novamente de coração.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 38: 9 - 31; Lucas 18: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário