domingo, 5 de março de 2023

E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu- o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim. Lucas 22: 19

Por nós! - Em memória dele!


Na instituição da Ceia do Senhor, o Senhor Jesus dá o pão partido a Seus discípulos com as palavras: "Isto é o meu corpo, que por vós é dado". Com isto Ele aponta para Sua morte iminente; o pão partido simboliza Seu corpo, que Ele daria na morte. As duas pequenas palavras "por vós" nos tocam especialmente, mostrando Seu grande amor por nós: sim, Ele morreu por nós: Ele nos "amou e se entregou a si mesmo por nós" (Efésios 5: 2).


Então o Senhor Jesus acrescenta uma segunda observação: "Fazei isto em memória de Mim"! A primeira afirmação mostra o que Ele fez por nós, a segunda agora nos mostra o que devemos fazer por Ele. Nosso Senhor deseja que nos lembremos d'Ele. A ceia memorial é a nossa resposta à Sua obra de redenção realizada. Portanto, como os redimidos, reunimo-nos todos os domingos para recordar Sua morte com amor e admiração enquanto partimos o pão.


O foco não é tanto em nossas bênçãos obtidas através da cruz, mas em Cristo que morreu - a frase "em memória de mim" sugere isto. Trata-se d'Ele, não tanto de nós. Isto não significa que o pensamento de nossa redenção não tenha lugar na ceia memorial - afinal, Ele deu Seu corpo por nós, como já vimos. Mas nossa devoção deve ser dirigida principalmente a Seu sofrimento e morte, sim, à pessoa gloriosa que realizou esta obra. Que belo quando o foco não está em nossa salvação, mas no próprio Salvador; não em nossa redenção, mas no Salvador.


A Ele honraremos e adoraremos na ceia memorial.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 34: 10 - 24; Lucas 15: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário