Estes versos descrevem a glória criadora de Deus como vista no desenvolver de cada indivíduo. O crente louva a Deus por Sua grandeza gloriosa e por Suas obras maravilhosas.
Aqui, como em muitas outras passagens, o embrião é visto desde sua concepção como um ser humano - uma pessoa (ver, por ex., Juízes 13: 5; Salmo 51: 7; Jó 3: 3; Lucas 1: 15; 2: 21).
Voltemos nossa atenção para a palavra "maravilhoso" no início de nossa passagem. Algumas boas traduções em inglês dizem "fearfully" aqui, e também em nossa tradução a palavra é "terrível / tremendo" em outros lugares. Por exemplo, no Salmo 106: 21, 22 lemos: "Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que, no Egito, fizera coisas portentosas, maravilhas na terra de Cam, tremendos feitos no mar Vermelho". No Mar Vermelho Deus havia revelado sua grandeza gloriosa - ao terror, até mesmo à destruição, de seus inimigos, mas à bênção e libertação de seu povo.
E também no desenvolver de um bebê no ventre, a maravilhosa grandeza de Deus é revelada desde o início, e de uma forma "tremenda". Pois é somente Ele que "dá vida e fôlego e tudo" (Atos 17: 25). Só Ele é o Senhor sobre a vida e a morte. E se Deus trabalha de uma forma tão milagrosa e imponente, não deveríamos louvá-Lo como o fez Davi? E o homem não deveria recuar ao tocar a vida forjada por Deus?
Mas onde não há temor de Deus, não podemos esperar princípios morais ... e amor natural (cf. 2 Timóteo 3: 1 - 4).
Leitura diária da Bíblia: Jeremias 8: 1 - 22; Lucas 21: 12 - 28
Nenhum comentário:
Postar um comentário