segunda-feira, 27 de março de 2023

Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmo 139: 14 - 16

Estes versos descrevem a glória criadora de Deus como vista no desenvolver de cada indivíduo. O crente louva a Deus por Sua grandeza gloriosa e por Suas obras maravilhosas.

 

Aqui, como em muitas outras passagens, o embrião é visto desde sua concepção como um ser humano - uma pessoa (ver, por ex., Juízes 13: 5; Salmo 51: 7; Jó 3: 3; Lucas 1: 15; 2: 21).


Voltemos nossa atenção para a palavra "maravilhoso" no início de nossa passagem. Algumas boas traduções em inglês dizem "fearfully" aqui, e também em nossa tradução a palavra é "terrível / tremendo" em outros lugares. Por exemplo, no Salmo 106: 21, 22 lemos: "Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que, no Egito, fizera coisas portentosas, maravilhas na terra de Cam, tremendos feitos no mar Vermelho". No Mar Vermelho Deus havia revelado sua grandeza gloriosa - ao terror, até mesmo à destruição, de seus inimigos, mas à bênção e libertação de seu povo.


E também no desenvolver de um bebê no ventre, a maravilhosa grandeza de Deus é revelada desde o início, e de uma forma "tremenda". Pois é somente Ele que "dá vida e fôlego e tudo" (Atos 17: 25). Só Ele é o Senhor sobre a vida e a morte. E se Deus trabalha de uma forma tão milagrosa e imponente, não deveríamos louvá-Lo como o fez Davi? E o homem não deveria recuar ao tocar a vida forjada por Deus?


Mas onde não há temor de Deus, não podemos esperar princípios morais ... e amor natural (cf. 2 Timóteo 3: 1 - 4).


Leitura diária da Bíblia: Jeremias 8: 1 - 22; Lucas 21: 12 - 28



Nenhum comentário:

Postar um comentário