Seguindo as últimas palavras de Davi, a Palavra de Deus nos diz os nomes dos heróis de Davi. Todos eles foram grandes combatentes, mas alguns deles ainda se destacaram dos demais.
É perceptível que um nome familiar não é mencionado: Joabe, o comandante do exército de Davi, não aparece nesta lista! Esta omissão é ainda mais surpreendente porque seus dois irmãos, Abisai e Asael, são muito mencionados. Joabe foi, sem dúvida, um grande soldado. Ele esteve envolvido em muitas batalhas e teve um papel decisivo, conquistando vitórias em nome do rei. Ninguém pode duvidar da competência de Joabe como chefe dos militares.
Mas o relato bíblico também mostra que Joabe agiu muitas vezes pela sua honra pessoal e pela sua posição como comandante. Este egoísmo o tornou implacável: Abner e Amasa, que ele considerava seus rivais, foram ambos mortos (2 Samuel 3: 27; 20: 4 - 13). Um comentarista diz: Joabe sempre aparece quando há algo de mal a fazer ou algo de grande a ganhar.
Entre os heróis de Davi encontramos não apenas os dois irmãos de Joabe, mas também seu portador de armas Naarai. Podemos concluir que este homem cumpriu fielmente sua tarefa e que o rei tinha notado isto. Talvez ele tenha desempenhado um papel insignificante aos olhos do povo, mas Naarai serviu Davi de todo o coração.
No tribunal de Cristo, toda obra será revelada. Será revelado que tipo de obras elas eram. O que importa não é a quantidade de trabalho, mas os motivos de onde veio o trabalho e a maneira como foi feito (ver 1 Coríntios 3: 12 - 18).
Leitura diária da Bíblia: Jeremias 3: 1 - 25; Lucas 20: 1 - 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário