quinta-feira, 16 de novembro de 2023

E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel. Gênesis 32: 31

Jacó havia lutado com Deus e com o homem e vencido, disse o misterioso estranho. Sim, ele havia enganado seu irmão mais velho e também havia sido páreo para seu tio Labão. Mas será que um homem pode "derrotar" Deus?

O profeta Oséias diz: "como príncipe, se houve com Deus; Como príncipe, lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe suplicou" (Oséias 12: 3, 4). Esse é o segredo: por meio do choro e da súplica, quando provenientes de um coração curvado e sincero, você traz Deus para o seu lado, porque "os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Salmo 51: 17).


Nesse sentido, Jacó também "venceu". Ele diz: "Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva" (Gênesis 32: 30). Ele finalmente reconheceu sua inaptidão em seu coração e emergiu como um vencedor - mancando exteriormente.


Talvez Deus tenha levado o voto de Jacó em Betel mais a sério do que às vezes pensamos. Mas sua intervenção especial foi necessária para que ele fosse cumprido. Agora que Jacó estava "além de Peniel" e o sol havia nascido para ele, ao passo que naquela época havia se posto - será que ele não havia realmente se apossado do SENHOR como "seu Deus"? De agora em diante, ele não tinha apenas um monumento de lembrança em Betel, mas também um altar de adoração (Gênesis 35: 1).


Quão abençoado é para nós quando estamos "além de Peniel"! A presença pessoal de Deus deve ser algo experimentado, e isso só é possível se a energia da fé "Eu não deixarei você ir" for acompanhada de uma atitude de submissão e súplica. Que Deus nos conceda ambos!


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 6: 22 - 42; 2 Timóteo 3: 1 - 9


Nenhum comentário:

Postar um comentário