domingo, 5 de novembro de 2023

Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. João 12: 2

Ouvimos falar de Maria e Marta anteriormente nos relatos do Evangelho, mas só ficamos sabendo que elas tinham outro irmão chamado Lázaro pouco antes da crucificação de nosso Senhor. É impressionante o quanto o relacionamento pessoal entre o Senhor e Lázaro é enfatizado.

Quando Lázaro adoece, suas irmãs enviam uma mensagem a Jesus: "Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas". E o evangelista João explica: "Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro." E uma terceira vez o amor do Senhor Jesus é testemunhado quando Ele chora no túmulo de Lázaro. Então, os judeus que o estavam observando dizem: "Vede como o amava!" (João 11: 3, 5, 36).


Também reconhecemos o amor e o apreço por Lázaro nas palavras do próprio Senhor. Ele diz: "Lázaro, o nosso amigo, dorme" (v. 10). O fato de o Senhor chamar Lázaro de amigo tem um valor especial quando vemos isso em contraste com a hostilidade daqueles que queriam matar o Senhor naquela época. A inimizade das pessoas contra o Senhor Jesus não mudou fundamentalmente até os dias de hoje. Então nos perguntamos se os outros também podem dizer de você e de mim: "Este é alguém que Jesus ama e a quem Ele chama de amigo".


Como poderíamos reconhecer isso em Lázaro? Não lemos uma única palavra que ele tenha dito, nem uma única ação ou ato de fé desse homem. Mas esta frase nos chama a atenção: "Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele." Vemos Lázaro perto do Senhor, em comunhão com Ele, quando está junto com pessoas que pensam da mesma forma. Esse é um sinal seguro de um vínculo íntimo.


Nós também podemos demonstrar nosso amor pelo Senhor ao gostarmos de estar onde Ele está - no meio dos crentes.


Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 28: 1 - 21; 1 Timóteo 4: 1 - 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário