quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Ignoras a benignidade de Deus que te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus. Romanos 2: 4, 5

Quando Deus dá a todos os homens prova de Sua bondade, isso não significa que Ele simplesmente ignora seus pecados. Se Ele não pune o mal imediatamente, mas é longânimo, isso não significa que não haverá julgamento. Deus tem um objetivo em tudo isso: Ele quer levar os homens "ao arrependimento".

No entanto, de acordo com o contexto desses versículos, o oposto do arrependimento é geralmente evidente em uma pessoa "decente": ela quer se justificar. Ao se comparar com os outros e seus pecados, ela acha que ainda está indo muito bem. Ela não reconhece o julgamento de Deus sobre ela e não quer mudar sua vida.


Mas isso é "teimosia", e é exatamente nisso que se manifesta um "coração impenitente".

O "arrependimento", no sentido da Bíblia, é exatamente o oposto disso. Quando uma pessoa se arrepende;


* ela deixa de encobrir sua culpa, mas se arrepende e reconhece o julgamento de Deus;


* ela não se considera mais justa, mas admite sem reservas que seus pecados decorrem de um coração mau;


* portanto, ela não mais "justifica" a si mesmo, mas Deus (capítulo 3: 4);


* mudando sua mente; e isso se torna visível em uma vida transformada.


Para Paulo, o arrependimento é, portanto, uma parte indispensável da pregação do evangelho: "testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo" (Atos 20: 21).


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 10: 1 - 19; Apocalipse 2: 1 - 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário