sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo. Filemom 15

Os fatos estão na mesa. O escravo Onésimo trouxe a culpa sobre si mesmo: Ele fugiu de seu senhor Filemom, embora fosse - legalmente falando - propriedade dele. Então ele conheceu Paulo e se converteu. Assim, sua culpa perante Deus foi perdoada. Mas ainda há a "velha dívida" com Filemom. Portanto, Paulo envia Onésimo de volta ao seu senhor.

As conclusões são óbvias: fugir geralmente não resolve nenhum problema; e a conversão não cancela nenhum contrato ou obrigação terrena. A dívida continua sendo dívida e deve ser paga. Até aqui, tudo bem.


Com o "talvez" em nosso versículo do dia, Paulo agora amplia sua visão da situação. Ele não nega os fatos, nem os minimiza - mas, com muito tato, chama a atenção de Filemom para as ações de Deus em segundo plano. Sim, Onésimo foi separado dele - mas Deus usou isso para salvá-lo.


O texto de Paulo é moderado e cuidadoso. Ao fazer isso, ele chama a atenção de Filemom para o fato de que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus". Isso não minimiza a culpa de Onésimo - mas engrandece Deus e suas ações em graça. Talvez Ele quisesse glorificar a Si mesmo exatamente dessa forma. Pois assim como os céus são mais altos do que a terra, Seus caminhos são mais altos do que os nossos caminhos e Seus pensamentos são mais altos do que os nossos pensamentos. Às vezes, a supostamente pior coisa que nos acontece é a melhor coisa que pode nos acontecer (Romanos 8: 28; Isaías 55: 9).


Esse "talvez" pode mudar nossa visão dos problemas em nossa vida. Ele pode criar espaço para descobrirmos a obra de Deus neles.


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 7: 1 - 10; 2 Timóteo 3: 10 - 17



Nenhum comentário:

Postar um comentário