segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. 1 Tessalonicenses 1: 6, 7

Imitadores e exemplos de Paulo, Silvano e Timóteo haviam pregado o evangelho de Deus em Tessalônica por várias semanas com grande energia e contra muita oposição dos judeus, comportando-se de forma "santa, justa e irrepreensível" (cap. 2: 9, 10). Alguns tessalonicenses haviam aceitado de bom grado o evangelho de Cristo e, assim, tornaram-se imitadores do apóstolo e de seus colaboradores, na verdade, imitadores do próprio Senhor.

Em circunstâncias difíceis, eles também imitaram as assembleias de Deus na Judeia por meio de sua fidelidade, que haviam suportado os mesmos sofrimentos que eles por parte de seus próprios concidadãos (cap. 2: 14).


Esses tessalonicenses foram imitadores de uma maneira tão impressionante que se tornaram exemplos para outros que ouviram como a fé, o amor e a esperança caracterizavam suas vidas, como suportaram grandes tribulações e, ainda assim, estavam cheios de alegria.


Mas qual era o segredo dos tessalonicenses? Eles haviam feito uma conversão genuína - dos ídolos de sua época para o Deus vivo a quem agora serviam. Eles amavam seu Salvador e O aguardavam com grande expectativa (capítulo 1: 9, 10). Foi essa perspectiva que os tornou modelos de fé, amor e esperança.


Quando ouvimos nosso Senhor Jesus dizer: "Certamente, cedo venho", então os crentes fiéis não podem deixar de cumprir Sua palavra e não negar Seu nome - mesmo em meio a provações. Eles responderão: "Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!" (Ap 22: 20).


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 25: 1 - 28; Apocalipse 12: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário