domingo, 17 de dezembro de 2023

Inclina os teus ouvidos ao meu clamor! Porque a minha alma está cheia de angústias. Salmo 88: 3, 4

Nos Salmos, o Espírito Santo nos mostra como o Senhor Jesus se sentia como um ser humano, o que os torna particularmente valioso para nós. Em alguns Salmos, ouvimos as lamentações de Seu coração: lamentações em momentos de carência imensurável, lamentações cheias dos sentimentos mais profundos: "Inclina os teus ouvidos ao meu clamor! Pois minha alma está cheia de angústias". Esses são seus sentimentos no sofrimento. Em uma profundidade que nenhum coração humano pode compreender - expressos profeticamente pelo Espírito Santo de uma forma perfeita e adequada.

Também podemos reconhecer algo dos sentimentos do Senhor Jesus no Salmo 23. Lá, como um homem dependente, Ele expressa Sua total confiança em Deus. No caminho do sofrimento, Ele diz: "Refrigera a minha alma"; e "Tu estás comigo".


Os Evangelhos nos mostram que Ele orava ao Pai de manhã cedo e muitas vezes não era compreendido pelas pessoas no decorrer do dia, mas rejeitado. Os Salmos nos dão um pouco mais de visão sobre o conteúdo e o tom espiritual de Suas orações. Que tesouro encontramos aqui!


Todos os dias o Senhor se deixava guiar pelo seu Deus. Todos os dias Ele vivia com a certeza absoluta que Seu Pastor lhe dava: "Nada me faltará". Essa confiança sem reservas o caracterizava! - Quando o Senhor Jesus recebeu a notícia de que João Batista havia sido assassinado, Ele "retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado" (Mateus 14: 13). Seu precursor estava morto, o que o atingiu duramente. Sua alma não teria se sentido bem naquele momento: "Ele me conduz a águas tranquilas...; tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam"?


Repetidamente, cheios de reverência e alegria, podemos sentir um pouco de empatia com os sentimentos que moveram o Senhor Jesus em Sua vida e em Seu sofrimento. Isso causará uma profunda impressão em nós! Então, não veremos "ninguém além de Jesus" (Mateus 17: 8).


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 29: 1 - 19; Apocalipse 15: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário