sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Então, Moisés falou as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel, até se acabarem. Deuteronômio 31: 30

No final de sua vida, Moisés reuniu os israelitas mais uma vez, de acordo com as instruções de Deus. Eles deveriam aprender uma canção. Todos deveriam comparecer: Homens, mulheres, crianças e até mesmo os estrangeiros entre eles. Era importante para Deus que seus pensamentos chegassem ao coração de todos. Ele escolheu a forma de canção porque os pensamentos em forma poética são memorizados de maneira muito mais fácil e profunda. A melodia também ajuda a enfatizar as palavras.

O conteúdo da canção abrange a história de Israel. Deus queria lembrar o povo disso mais uma vez no final da jornada no deserto, porque eles não deveriam se esquecer Dele e de Suas ações. Infelizmente, foi uma história de constantes erros. Mas, examinando mais de perto, percebemos que a primeira parte principal dessa canção é um hino de louvor à graça e à misericórdia de Deus. Ele carregou Israel como um pai carrega seu filho. Essa fidelidade de Deus atravessa toda a história do povo. Um discurso sério para cada israelita. As crianças também deveriam aprender com isso e afinar seus corações com as palavras de Deus, porque a felicidade de suas vidas dependeria disso (cap. 32: 47).


Se ousarmos fazer uma retrospectiva de nossas próprias vidas hoje, uma canção em honra a Deus certamente também será apropriada. Deus carregou cada um de nós através do "mar revolto do tempo" como se estivesse sobre asas de águia. A urgente admoestação de Moisés ao povo para que se submetesse às instruções de Deus também é muito atual em nosso tempo. Portanto, queremos entoar mais cânticos de ação de graças ao nosso Deus e Pai e não nos tornarmos negligentes em nossa fidelidade e obediência.


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 35: 16 - 27; Apocalipse 21: 15 - 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário