quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. João 6: 68, 69

Pedro era um homem espontâneo. Suas reações rápidas nos surpreendem em vários momentos. Palavras que jorram dele mostram o que o Senhor Jesus significava para ele - palavras que expressam uma profunda convicção.

No versículo de hoje, Pedro faz duas constatações importantes. Ao seguir Jesus, ele aprendeu coisas essenciais sobre as palavras e a pessoa do Senhor:


* Suas palavras são "palavras de vida eterna". Palavras que revelam essa vida e podem transmiti-la e sustentá-la.


* Ele mesmo é "o Santo de Deus", a quem o Pai enviou ao mundo e que supera em muito todos os que estão aqui!


Portanto, podemos entender bem por que Pedro pergunta: "Para quem iremos?" E não: "Para onde iremos?" Não é o lugar que importa, mas a pessoa. Quem mais poderia ter palavras com tanto conteúdo e profundidade, palavras que dão vida, como o Senhor Jesus? E quem mais, além Dele, é Deus e homem ao mesmo tempo? Somente Ele irradia "sua glória, glória como do unigênito do Pai" (cap. 1: 14).


Pedro então fala em nome dos discípulos e enfatiza dois pontos: eles acreditaram e reconheceram que Ele é o Santo de Deus. No capítulo 5 desse Evangelho, encontramos quatro testemunhos da divindade do Senhor Jesus: o testemunho de João Batista, o testemunho das obras de Jesus, o testemunho do Pai e o testemunho de Moisés e das outras Escrituras (v. 33, 36, 37, 39, 46).


Os discípulos acreditaram nesse testemunho quádruplo sobre o Filho de Deus e reconheceram como ele foi gloriosamente provado como verdadeiro repetidas vezes na vida do Senhor Jesus. Portanto, a fé genuína e o conhecimento verdadeiro não são contraditórios; eles pertencem inseparavelmente um ao outro (cf. capítulo 17: 8).


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 30: 13 - 27; Apocalipse 17: 1 - 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário