domingo, 24 de dezembro de 2023

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Mateus 11: 11

João Batista foi o precursor do Messias. Ele foi autorizado a anunciar a vinda iminente do Senhor Jesus e a preparar o caminho para Ele. Essa era uma tarefa honrosa; e no versículo do dia vemos o quanto o Senhor Jesus o honrou. E, no entanto, havia uma diferença infinitamente grande entre João e aquele que veio depois dele.

Quando João viu o Messias pela primeira vez, ele exclamou duas vezes com admiração: "Eis o Cordeiro de Deus!" E ao povo ele disse: "Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias". Que diferença! De um lado, o precursor e, do outro, aquele que viria depois dele, o Messias e Filho de Deus (João 1: 29, 36; Marcos 1: 7).

Essa diferença já estava bem clara na natureza dos dois nascimentos: João era filho de uma mulher estéril. Ele nasceu por uma graça especial de Deus, pois Deus restaurou uma capacidade natural da mãe. Mas o Senhor Jesus era filho de uma virgem. Ele não nasceu por meio de uma habilidade especial da natureza, mas foi concebido além de todas as possibilidades naturais pelo Espírito Santo. Isabel era a mãe de uma pessoa salva, mas Maria era a mãe do Salvador. O filho de Isabel foi santificado, mas o filho de Maria foi o santificador.


Que diferença enorme entre Cristo e seu precursor, por mais honrado que João seja! Cristo é incomparavelmente maior, mais glorioso e mais exaltado. Cristo está acima de tudo e Ele tem precedência em tudo.


Tu, Senhor Jesus, tens precedência sobre todos.

Nenhum outro é igual a Ti em dignidade.

Tu és do agrado de Deus, o Pai

Em tudo és o primeiro e o mais alto absoluto!


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 32: 16 - 33; Apocalipse 19: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário