quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim. Êxodo 28: 30

O sumo sacerdote de Israel usava um peitoral em suas vestes oficiais, que também funcionava como uma bolsa. A parte externa do peitoral era engastada com doze pedras preciosas gravadas com os nomes das doze tribos de Israel. Dentro do peitoral havia o "Urim e o Tumim" - traduzido: luzes e perfeições. Alguns supõem que essas também eram pedras preciosas.

Por meio do Urim e do Tumim, Deus respondia às perguntas que o sacerdote fazia a Ele. Por exemplo, o sumo sacerdote Eleazar deveria perguntar a Josué sobre a vontade de Deus para cada passo na conquista da terra de Canaã (Números 27: 21).


Mas Deus não respondeu em todos os casos. Qualquer pessoa que queira reconhecer a vontade de Deus e experimentar sua orientação também deve estar preparada para fazer a vontade de Deus (cf. João 7: 17; Salmo 25: 14). O obstinado rei Saul quis consultar o Senhor quando os filisteus ameaçaram o povo. "Porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem pelo Urim, nem pelos profetas" (1 Samuel 28: 6).


Os crentes de hoje não têm Urim e Tumim. Mas será que, portanto, possuímos menos do que o povo de Israel naquela época? - Com o Espírito Santo habitando em nós, com a perfeita Palavra de Deus em nossas mãos e com um Senhor glorificado que intercede por nós, não precisamos ficar inseguros quanto ao nosso caminho.


Mas quantas vezes tropeçamos de um dia para o outro, não sabemos o que fazer ou tomamos a decisão errada e depois nos atormentamos com a autocensura. Ao fazer isso, desonramos nosso Senhor, que deseja nos guiar e orientar. Em meio a todos os erros, caminhos errados e becos sem saída, perguntamos a nós mesmos como os outros conseguem reconhecer a vontade do Senhor. A resposta é: Onde os olhos estiverem voltados para Cristo e para a vontade de Deus, e onde o coração for sincero, o corpo é luminoso e o caminho, claro (Lucas 11: 34).


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 31: 1 - 8; Apocalipse 17: 6 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário