segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Rebeca também levantou os olhos, e viu a Isaque, e lançou-se do camelo. Gênesis 24: 64

Rebeca é rápida - rápida e prestativa nas tarefas da vida cotidiana! Quando o servo enviado por Abraão lhe pede água, ela rapidamente abaixa seu cântaro e lhe dá de beber. Em seguida, ela se apressa em tirar água para todos os camelos dele. Depois que o servo pergunta de quem ela é filha, ele coloca pendente no seu rosto e as pulseiras sobre as suas mãos. A moça corre para casa e relata tudo (v. 18, 20, 28, 47).

Rebeca é rápida - também rápida em sua decisão em favor de Isaque! Na casa do pai dela, o servo conta como Abraão foi ricamente abençoado por Deus e como o "SENHOR Deus do meu senhor Abraão" agora o conduziu pelo caminho certo "para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho" como sua esposa; ele pede a mão de Rebeca para Isaque, e ela lhe é prometida. Quando o servo quer partir em sua viagem de volta na manhã seguinte, perguntam a Rebeca se ela está pronta. Obviamente, Rebeca tem em mente o relato do servo sobre Abraão e Isaque; ela responde rápida e decididamente: "Eu irei"; e assim eles partem. Quando chegam a Canaã, um homem vem ao encontro deles no campo. Ela o vê, desce do camelo e se certifica de que é Isaque. Ela se cobre e se torna sua esposa. (V. 35, 48, 58, 64)


Rebeca é movida por devoção e amor. Por isso ela é rápida: no serviço, na decisão, no encontro com Isaque - Não foi Ele que também moveu o seu coração e o meu por meio do Seu amor e da Sua devoção até a morte? Não deveríamos responder com amor e devoção? Não deveríamos correr por Ele, ser rápidos por Ele? Será que isso não desperta em nosso coração o desejo que a noiva tinha no Cântico dos Cânticos: "Leva-me tu, correremos após ti"? Sim, Senhor Jesus, atrás de Ti! (Cântico dos Cânticos 1: 4).


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 29: 20 - 36; Apocalipse 16: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário