sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. Provérbios 16: 32

Deus tem muito mais motivos do que qualquer um de nós para ficar irado - irado com a contínua desobediência do homem. No entanto, Ele é "compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade". Se Deus agisse apenas de acordo com Sua justiça, Ele teria finalmente julgado o homem com ira santa há muito tempo. Mas Ele é longânimo e suporta a humanidade com uma paciência surpreendente. Mas Ele não pode ignorar seus pecados e, um dia, a ira de Deus virá em um julgamento justo sobre todas as pessoas que não quiseram se arrepender durante sua vida (Êxodo 34: 6; Romanos 2: 5).

Como filhos de Deus, também devemos mostrar as características de Deus. Essas características incluem, sem dúvida, a verdade e a retidão, mas a paciência é igualmente importante e devemos valorizá-la e cultivá-la. Se Deus nos mostrou tal paciência, não deveríamos também ser "tardios em irar-se" quando os outros nos tratam injustamente? (2 Pedro 1: 4; Tiago 1: 19).


Deus espera que seus filhos controlem não apenas seus corpos, mas também suas mentes e almas, andando "no Espírito". Entretanto, quando alguém nos faz mal, é fácil ter uma reação carnal - pensamos em revidar. Mas, ao fazer isso, agimos de forma tão errada quanto a pessoa que nos prejudicou. Há uma bênção especial em seguir o exemplo do Senhor em tais situações, o qual "quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente"? (Gálatas 5: 16; 1 Pedro 2: 23).


Aquele que domina seu espírito obtém uma vitória maior do que aquele que conquista apenas uma cidade. Portanto, que nos seja dada graça para que possamos realmente ser "tardios em irar-se", mas rápidos para ouvir e obedecer à Palavra de Deus.


Leitura diária da Bíblia: 2 Crônicas 18: 1 - 34; Apocalipse 6: 1 - 8



Nenhum comentário:

Postar um comentário