sábado, 6 de janeiro de 2024

E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças. Mateus 8: 16, 17

Quando o Senhor Jesus percorria as cidades e os vilarejos para pregar, muitos vinham até Ele para ouvir Suas palavras. Além disso, alguns doentes vinham para serem libertados de seu sofrimento. Jesus provou ser o Messias, o Filho de Deus, tanto pelo poder de Sua pregação quanto pelo poder milagroso de Suas curas. Nenhuma doença era difícil demais para Ele, nenhum desfecho era desesperador demais. Até mesmo todos os possessos foram libertados. Nenhum poder maligno era mais forte do que Ele.

Dessa forma, Ele cumpriu a profecia de Isaías de que o Messias tomaria sobre Si as fraquezas do povo e carregaria suas doenças. O texto mostra que Jesus não curava as pessoas à distância médica, mas que o fazia com profunda compaixão. De fato, lemos várias vezes nos Evangelhos que Jesus curava "movido de íntima compaixão" (por exemplo, cap. 14: 14; 20: 34).


A profecia de Isaías 53: 4 citada em nosso versículo do dia foi, portanto, cumprida no ministério do Senhor Jesus durante Suas viagens por Israel, e não quando Ele morreu na cruz. Portanto, não devemos concluir a partir dessa passagem que os cristãos não precisam mais adoecer porque o Senhor suportou as doenças na cruz. Isso levaria a falsas expectativas e a uma séria decepção. Até mesmo os cristãos fiéis podem ficar doentes - até mesmo muito doentes. Mas nunca estamos sem a compaixão de nosso Senhor, nunca estamos sem o Seu apoio. Se for de Sua vontade, Ele nos curará novamente. Caso contrário, Ele nos dará forças para conviver com a doença (veja, por exemplo, 2 Coríntios 12: 7 - 10; 1 Timóteo 5: 23; 2 Timóteo 4: 20).


Leitura diária da Bíblia: Números 3: 27 - 51; Mateus 3: 13 - 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário