terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus. João 6: 68, 69

Pedro era um homem impulsivo. Somos informados de suas reações espontâneas em várias ocasiões. Repetidamente, saem de seu coração palavras que descrevem o quanto o Senhor Jesus significava para ele. Em nosso versículo do dia, Pedro menciona duas coisas sobre o Senhor Jesus: em primeiro lugar, o que Ele dá: Palavras que dão e sustentam a vida eterna. Em segundo lugar, quem Ele é: o Santo de Deus, uma pessoa divina que supera tudo!

Portanto, podemos entender bem por que Pedro pergunta: "Para quem iremos?" e não: "Para onde iremos?" Não se trata de um lugar, mas de uma pessoa. Quem pode dizer palavras com tanto conteúdo e profundidade quanto o Senhor Jesus? E quem, além Dele, é uma pessoa que também é Deus?


Pedro então fala em nome dos discípulos e mais uma vez enfatiza dois pontos: eles creram e reconheceram que Ele é o Santo de Deus. Em João 17: 8 e 1 João 4: 16, crer e reconhecer estão na ordem inversa. Com isso, aprendemos que crer e reconhecer estão absolutamente juntos. A fé bíblica não é uma fé cega, mas se baseia em fatos comprovados com credibilidade; e o conhecimento espiritual não é um conhecimento puramente intelectual, mas que a pessoa compreende a verdade de Deus pela fé. Em nossa passagem, a fé vem em primeiro lugar. Isso obviamente decorre do testemunho quádruplo que Deus dá da glória de seu Filho no capítulo 5:


1º o testemunho de João Batista, o profeta enviado por Deus (versículos 32 e 35)


2º o testemunho das obras que o Pai deu ao Filho (versículo 36)


3º o testemunho do próprio Pai (versículos 37-38)


4º O testemunho da Palavra de Deus (versículos 39-47)


Os discípulos aceitaram esse testemunho divino sobre o Senhor Jesus. Ele é totalmente consistente com o que eles viram e reconheceram Nele (cap. 1:14).


Leitura diária da Bíblia: Números 16: 41 - 17: 13; Mateus 11: 20 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário