quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

... mas este nenhum mal fez. Lucas 23: 41

Dificilmente podemos imaginar isso: Um criminoso é condenado à morte. Mas quando ele se manifesta, não questiona o julgamento sobre si mesmo, mas o julgamento sobre outro prisioneiro! Todos os envolvidos - juízes e espectadores - concordam: essa outra pessoa é culpada de morte. Somente o criminoso condenado expressa uma convicção completamente diferente: Ele não fez nada de inadequado ou errado.

Quanto o ladrão na cruz sabia sobre a vida desse Jesus de Nazaré? Certamente, muito pouco. No entanto, seu julgamento está irrestritamente correto. Alguns momentos foram suficientes para convencê-lo da inocência e perfeição do Senhor a tal ponto que ele não apenas se arrependeu, mas também imediatamente "deu fruto digno de arrependimento" (Mateus 3: 8): um claro testemunho da glória moral do Senhor Jesus - que alegria e refrigério isso deve ter sido para o Senhor!


A fé é visível nas palavras do ladrão. Seu pedido subsequente ao Senhor revela esperança. E se ele se levanta tão abertamente em defesa do Cristo crucificado e de Sua honra, então também podemos reconhecer nisso a expressão de um amor nascente. (1 Coríntios 13: 13; 1 Tessalonicenses 1: 3).


É claro que o ladrão não tinha mais nada a perder como um homem co-crucificado. A vida havia terminado para ele. Mas mesmo nós, hoje em dia, geralmente não temos muito a perder, no máximo nossa reputação com as pessoas. Mas seria realmente uma grande perda se a honra de nosso Senhor nos custasse um pouco de nossa própria honra?


Incentivemo-nos uns aos outros a defender o Senhor - o ensino bíblico sobre Sua pessoa e Sua obra de expiação - até mesmo contra a opinião pública sobre Ele. Ele mesmo nos recompensará ricamente por isso.


Leitura diária da Bíblia: Números 14: 26 - 45; Mateus 10: 1 - 15



Nenhum comentário:

Postar um comentário