terça-feira, 23 de janeiro de 2024

E sucedeu, depois disso, que Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E disse Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom. 2 Samuel 2: 1

Pedindo orientação a Deus


Davi tem que fugir de Saul por muitos anos porque Saul quer matá-lo. Saul tenta se livrar de seu suposto rival dessa forma para continuar sendo rei. Mas agora Saul morreu na batalha contra os filisteus. Isso abre caminho para que Davi se torne rei de Israel. No entanto, isso não faz com que Davi se precipite em sua própria autoridade. Não, o futuro rei se torna dependente de seu SENHOR a cada passo. Durante sua fuga, Davi aprendeu a esperar e a confiar.


A primeira coisa de que Davi precisa é uma sede de governo. Ele conversa sobre esse assunto com seu Deus de maneira exemplar. Será que ele deveria se mudar para o território da tribo de Judá? Isso é óbvio, porque ele mesmo vem dessa tribo - mas ele pergunta a Deus. Depois que o Senhor concordou, Davi pede a Deus que lhe mostre o próximo passo: "Para onde subirei?" Deus então escolhe a cidade de Hebron para ele.


A conversa entre Davi e seu Deus parece tão simples e conclusiva: Davi pergunta, Deus responde. No entanto, sabemos por experiência própria que nem sempre conseguimos tomar nossas decisões de acordo com esse padrão bíblico. Às vezes nem pedimos a Deus, outras vezes pedimos, mas ao mesmo tempo submetemos a Ele a solução desejada. Não é o caso de Davi: ele não sugere a Deus qual cidade poderia ser adequada para ele. E, às vezes, também exigimos prematuramente clareza para o próximo passo.


O relacionamento íntimo de Davi com Deus é exemplar para nós: assim como ele, podemos pedir a Deus uma orientação muito específica, mas queremos deixar a cargo dEle a resposta.


Leitura diária da Bíblia: Números 13: 25 - 14: 9; Mateus 9: 14 - 26



Nenhum comentário:

Postar um comentário