quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas. Atos 20: 19

As lágrimas do apóstolo Paulo


O apóstolo Paulo era uma pessoa branda ou - como às vezes dizemos - "construído perto da água"? Dificilmente! No entanto, lemos várias vezes sobre as lágrimas do apóstolo. Paulo não chorou porque foi pessoalmente atacado e até perseguido. Não, ele chorava por profundo amor ao Senhor e aos crentes e porque tinha grande interesse no bem-estar espiritual deles.


Lemos em Atos 20: 31 que Paulo "noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós". Com que intensidade e grande seriedade ele ministrou aos crentes de Éfeso diante dos perigos que se aproximavam!


Em sua primeira carta, o apóstolo teve que admoestar urgentemente os coríntios porque eles eram carnais e toleravam o pecado em seu meio. Mas Paulo fez isso em "angústia de coração (...) e com muitas lágrimas" porque os amava muito e esperava que eles dessem ouvidos às suas admoestações (2 Coríntios 2: 4).


Mesmo quando as pessoas rejeitavam o evangelho ou se afastavam do Senhor e revelavam uma atitude terrena em seu modo de vida, isso causava grande angústia e lágrimas a Paulo: "Muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo" (Filipenses 3: 18).


Será que também somos tocados em nosso íntimo quando a causa do Senhor Jesus sofre de alguma forma? Ou somos indiferentes à situação de sua congregação (igreja)? Mesmo que não derramemos lágrimas literalmente, nosso Senhor vê como nos sentimos por Ele, por Seus interesses e por Seus redimidos.


Por último, mas não menos importante, que o Senhor nos proteja de dar aos nossos irmãos e irmãs na fé motivos para chorar por nós!


Leitura diária da Bíblia: Números 7: 1 - 29; Mateus 5: 21 - 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário