domingo, 21 de janeiro de 2024

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco). Mateus 1: 23

No livro de Jeremias, Deus faz a seguinte pergunta surpreendente: "Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?" (Jeremias 23: 23). Qual é a resposta para essa pergunta?

Deus havia libertado Israel do Egito para que servisse a Ele como seu povo. Ele havia declarado sua intenção de habitar no meio deles. Mas, naquela época, era inevitável que Ele se envolvesse em fogo, nuvens e majestade aterrorizante, e os israelitas tiveram que se afastar do Monte Sinai. Vemos algo semelhante com Moisés quando o tabernáculo foi erguido, ou com Salomão quando o templo foi concluído: ninguém podia entrar quando a glória do Senhor enchia a casa. Portanto, em um sentido era proximidade, mas em outro sentido era distância (Êxodo 40: 34, 35; 1 Reis 8: 10, 11).


Tudo muda no Novo Testamento: somos imediatamente apresentados a Jesus. Ele é "Emmanuel", que significa "Deus conosco". Aqui temos algo completamente novo. O SENHOR, que antes habitava no fogo consumidor no Monte Sinai, agora habitava entre os homens como um verdadeiro homem, "humilde" e "cheio de graça e verdade". O Senhor, que "é luz" e "habita em uma luz inacessível", apareceu de uma forma que podemos perceber algo de sua glória. Seus discípulos, naquela época, puderam dizer: "Vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai". Deus estava de fato com eles e eles não tiveram medo (Mateus 11: 29; 1 João 1: 5; 1 Timóteo 6: 16; João 1: 14),


Hoje Ele não está pessoalmente presente, mas temos os evangelhos inspirados e temos algo que os discípulos que O seguiram na Terra não tinham: O Espírito de Deus está presente e habita em nós. Por isso, "Deus conosco" também é uma realidade para nós hoje.


Leitura diária da Bíblia: Números 12: 1 - 16; Mateus 8: 23 - 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário