sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Vede, pois, como ouvis. Lucas 8: 18

De vez em quando, minha esposa me lembra que uma vez ela quis me dizer algo enquanto eu estava lendo o jornal. Concordei com tudo o que ela disse, sem absorver uma palavra sequer. Ela percebeu isso, é claro, e continuou no mesmo tom de voz: "E então roubei cinco mil dólares do banco e escondi o dinheiro debaixo da árvore no jardim da frente. Está tudo bem?"

Respondi: "Claro, querida. Tudo o que você fizer está bom para mim".


Esse é um exemplo clássico de como muitas vezes não prestamos atenção ao que ouvimos. E isso certamente não é útil para um bom relacionamento conjugal.


Quando Tiago escreve: "Mas todo o homem seja pronto para ouvir", ele não está se dirigindo especificamente a pessoas casadas, mas suas palavras podem ser o ponto de virada decisivo para casais que só conversam pouco um com o outro. Talvez parte do problema deles seja o fato de não se ouvirem o suficiente (Tiago 1: 19).


Outro exemplo de ouvir mal pode ser encontrado em Provérbios 18: 13: "Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha." Se pensarmos apressadamente que entendemos bem o que a outra pessoa disse ou mesmo começou a dizer, podemos facilmente perder o que ela realmente quer dizer.


No entanto, não devemos apenas ouvir com atenção, mas também prestar muita atenção às nossas próprias palavras. Efésios 4: 15 nos mostra que devemos "seguir a verdade em amor" ou viver e falar a verdade. Colossenses 3: 9 acrescenta: "Não mintais uns aos outros". A falsidade entre marido e mulher geralmente começa como exagero, por exemplo, ao reclamar do que a outra pessoa fez de errado: "Você está sempre me rebaixando na frente de outras pessoas!" ou: "Você nunca faz a comida de que eu mais gosto!" É muito melhor dizermos o máximo de coisas boas que pudermos uns aos outros e também nos lembrarmos das palavras: "O amor cobre multidão de pecados" (1 Pedro 4: 8).


Leitura diária da Bíblia: Números 15: 1 - 21; Mateus 10: 16 - 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário