Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta. Mateus 13: 23
A semente é regada - então ela germina, cria raízes e cresce em uma planta frutífera. É semelhante em termos espirituais: os servos de Deus pregam e ensinam a palavra de Deus, eles semeiam e regam - e Deus dá o crescimento. Mas, para dar frutos, é preciso ouvir e entender a palavra. Portanto, todo aquele que prega a Palavra de Deus tem uma grande responsabilidade. Ele deve apresentar claramente a mensagem do evangelho e explicar com clareza os principais temas da Bíblia. É claro que também há nuances interessantes de significado ou conexões entre diferentes passagens bíblicas - mas o pregador deve, acima de tudo, apresentar os pontos fundamentais do evangelho e do ensino bíblico. Somente dessa forma é possível o crescimento espiritual dos ouvintes.
Tópicos importantes para o servo do Senhor são, por exemplo O que Deus diz sobre o homem e o que diz sobre Ele mesmo? O que a vida, a morte e a ressurreição do Senhor Jesus alcançaram? Qual é o resultado de sua exaltação à mão direita do Pai? O que significam a justificação, a santificação e a redenção? O que é o Espírito Santo e por que Ele é importante para os crentes? O que é necessário para uma vida de fé? E - como todas essas verdades afetam nossas decisões e nosso comportamento na vida cotidiana?
Sempre que abrimos a Palavra de Deus, devemos ter o desejo profundo de entendê-la por nós mesmos, para que possamos transmiti-la a outras pessoas de forma compreensível. Precisamos conhecer a Palavra de Deus para crescer espiritualmente.
Leitura diária da Bíblia: Números 6: 1 - 27; Mateus 5: 13 - 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário