domingo, 14 de janeiro de 2024

O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. João 5: 19

Uma glória notável do Senhor Jesus na Terra foi Sua total dependência do Pai e Sua obediência a Ele. No versículo 30, lemos novamente: "Eu nada posso fazer de mim mesmo". Alguém poderia pensar em uma formulação um pouco diferente, a saber: "Eu não farei nada de mim mesmo", expressaria a divindade de Jesus de forma mais clara. Mas isso faria exatamente o oposto e diminuiria a beleza da palavra escrita e a glória de nosso Senhor.

Uma pessoa como você e eu poderia dizer: "Quero segui-lo", expressando assim que deseja submeter sua vida à orientação do Senhor (Lucas 9: 57). Mas em outras ocasiões, a mesma pessoa pode dizer: "Não quero mais segui-lo".


É bem diferente com o Senhor Jesus: há uma unidade essencial entre o Pai e o Filho, e é impossível para o Filho não expressar essa unidade. Em suas palavras, o Senhor Jesus está dizendo: Eu não posso fazer nada sem o Pai, porque minha essência e minha natureza consistem em fazer a vontade daquele que me enviou.


Como um verdadeiro homem, o Senhor mostrou aqui perfeita e completamente como o homem deve viver em seu relacionamento com Deus. Sua dependência e obediência são únicas. Ninguém conhece o Pai como Ele. Mas Ele se deleita em revelar o Pai - e não "aos sábios e entendidos", mas "aos pequeninos" (Lucas 10: 21). Ele os convida: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim". Assim, nós também devemos aprender o caminho da dependência e da obediência (Mateus 11: 27, 29).


Leitura diária da Bíblia: Números 8: 1 - 26; Mateus 6: 16 - 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário