segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

[Rebeca] apressou-se, e vazou o seu cântaro na pia, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos. E Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão; e Labão correu ao encontro daquele varão à fonte. E aconteceu que, quando ele viu o pendente e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele varão, veio ao varão, e eis que estava em pé junto aos camelos, junto à fonte. Gênesis 24: 20, 29, 30

Rebeca e Labão


No relato bíblico de Gênesis 24, encontramos Rebeca e Labão junto à fonte. Mas que diferença há entre os dois irmãos!


Rebeca aparece no poço com um cântaro e tira água. Quando o servo de Abraão se aproxima dela e pede água, ela imediatamente atende ao desejo do estrangeiro e também se oferece para tirar água para os camelos dele. Rebeca é descrita como uma jovem desinteressada e dinâmica, que não hesita em fazer o bem aos outros. É dito várias vezes que ela "se apressou".


O irmão de Rebeca, Labão, também aparece na fonte, mas não a utiliza. Labão só foi até a fonte porque viu as joias que o estrangeiro deu à sua irmã. Não é a hospitalidade, mas o cálculo que leva Labão à fonte para convidar o homem rico. Labão reconhece imediatamente que há lucro para ele e sua família. O traço de caráter de Labão é confirmado no restante da história: Em relação a seu genro Jacó, mais tarde ele age como um estrategista astuto que só se preocupa com sua própria vantagem.


Rebeca é um modelo para nós: assim como ela, queremos nos abastecer da fonte, a Palavra de Deus, e servir aos outros de forma generosa. Labão serve de advertência para nós contra a busca de objetivos egoístas.


Leitura diária da Bíblia: Números 9: 1 - 14; Mateus 6: 24 - 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário