quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2: 22


Mesmo durante a vida dos apóstolos, houve homens que questionaram os fundamentos da fé cristã, como a doutrina da ressurreição (V.16 - 18). Assim acontece que os crentes muitas vezes mal conseguem reconhecer,
  • quem realmente é um filho de Deus e quem não é,
  • com quem eles podem desfrutar de comunhão e com quem não.

Portanto, Paulo dá a seu discípulo Timóteo e com ele também a nós, algumas pistas importantes:

O próprio Senhor Jesus sabe quem realmente pertence a Ele; isso é o suficiente. Nossa responsabilidade, por outro lado, é "abster-se de injustiça". Se algo está em conflito com a verdade, como vimos na Palavra de Deus, não devemos nos envolver nisso, mas ficar longe (v. 19). Além disso, devemos nos separar dos "vasos para desonra" ou "purificar": se queremos ser fiéis ao Senhor, não deve haver comunhão com heresias (v. 20: 21; cf. 2 João 9 - 11).

Pode-se evitar certos tipos de mal, mas ao mesmo tempo se envolver em outras emoções pecaminosas. Portanto, um aviso é muito importante: fugir dos "desejos da mocidade", que incluem orgulho e autoconfiança.

Em contraponto de tudo o que está errado, de que devemos nos afastar, está o positivo - as qualidades morais que Deus criou, pelas quais devemos nos esforçar: justiça, fé, amor, paz.

Em oposição dos "vasos de desonra", marcados pelo mal, e que devemos evitar, estão os fiéis "que, de coração puro, invocam o Senhor". Juntamente com eles, devemos buscar o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário