sábado, 14 de setembro de 2019

Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto.

Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel. Gênesis 28: 11; 32: 31


Dificilmente existe uma pessoa bíblica que tenha experimentado altos e baixos como Jacó. No entanto, é dito dele que Deus "amou Jacó". Portanto, todas as bênçãos que Deus havia planejado para ele teriam chegado a ele sem sua astuta auto-ajuda. "O propósito de Deus" deveria realmente ser "quanto a eleição" e "não por obras" (Malaquias 1: 2, Romanos 9: 11, 12).

Mas ele seguiu seus próprios caminhos escolhidos e difíceis, porque estava fugindo de seu irmão Esaú, a quem havia enganado. Ele estava prestes a passar a primeira noite ao ar livre sobre pedra dura, e lemos que o sol havia se posto. Aparentemente, apenas ocasionalmente é mencionado, mas entendemos a dica: o sol também se punha na vida de Jacó; seu futuro estava escuro diante dele.

Mas Deus não o abandonou. Vinte anos se passaram. No retorno de sua fuga, pouco antes de seu encontro com Esaú, Deus atravessou em seu caminho: um "homem" lutou com ele e tocou seu quadril, de modo que ele saiu mancando dessa luta. Como alguém que finalmente aprendeu que seu próprio poder é inútil nas coisas de Deus, ele recebe um novo nome: Israel, "homem que luta com Deus". Depois lemos: “E o sol nasceu para ele”. Tornou-se luz novamente em sentido figurado em sua vida.

Até nosso modo de fé só pode ser iluminado pela bênção completa do Senhor, quando estamos "além de Peniel" quando aprendemos a colocar nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: "Senhor, guia-me; eu não posso andar sozinho! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário