sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midiã. Êxodo 2: 15


Este foi o fim de todos os esforços bem-intencionados de Moisés! Em vez de ajudar seu povo, ele teve que temer por sua vida e fugir para Midiã, onde trabalhou como pastor. Ele teve a melhor intenção:

Moisés realmente queria ajudar seu povo oprimido. Era o desejo de "cuidar de seus irmãos", tão errado? E certamente Moisés acreditou estar certo quando matou o egípcio e, assim, vingou o oprimido. Por que nem mesmo seu próprio povo entendeu "que Deus os queria salvar por intermédio dele"? (Atos 7: 23 - 25). Agora ele ficou em terra alheia. e seu povo ainda estava sofrendo, clamando por causa dos seus feitores (Êxodo 3: 7). Ele realmente fez tudo errado?

Certamente a preocupação de Moisés em cuidar de seus irmãos não estava errada. Mas, para isso, ele ainda tinha que aprender - e isso é verdade para cada um de nós - que um serviço entre o povo de Deus só pode ser exercido na dependência de Deus. A natureza e o tempo de cada ministério são determinados por Deus. E ele também tem que dar a habilidade e a força. Não podemos fazer nada com nossos próprios esforços e com nossos próprios recursos.

Além disso, Moisés não tinha o "treinamento" certo. A "sabedoria dos egípcios" na qual ele foi educado não lhe permitiu servir a Deus. Ele teve que passar pela "escola de Deus" primeiro. Na reclusão da atividade de pastor de ovelhas em Midiã, Moisés foi preparado para o serviço pelo próprio Deus durante quarenta anos. Depois disso, ele não apenas recebeu a missão clara de Deus, mas também a promessa. que o próprio Senhor estaria com ele (Êxodo 3: 12). Agora tudo poderia ter sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário