terça-feira, 15 de outubro de 2019

Aprendi a contentar-me com o que tenho. Filipenses 4: 11


Aprender a não ter, não é o mesmo que aprender a se contentar.

Em tempos de crise ou em emergências pessoais, somos forçados a aprender a ficar privado de algo. Mas se então aceitamos essas circunstâncias da mão de Deus e, portanto, nos contentamos com ela, é outra questão. Qualquer um que possa ficar satisfeito olhando apenas para Deus fica menos perturbado com a amargura da privação. A sabedoria da vida diz: "pobre não é quem tem pouco, mas quem precisa muito".

O apóstolo Paulo também passou a conhecer privação e fome, porque ele diz:

"Já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Filipenses 4: 11 - 13


Então, Paulo aprendeu a ser interiormente equilibrado, mesmo em tempos de falta. Se ele estava saciado ou com fome, com abundância ou falta, ele estava sempre satisfeito com a condução do Senhor. Ele foi instruído em tudo e foi capaz de suportar tudo. A abundância não o deixava confiante e a falta não o desanimava.

Como isso foi possível? Ele diz: “Tudo posso naquele que me fortalece.” O apóstolo não pairava sobre as circunstâncias, mas gostava de seu mestre e sempre estava ciente de sua presença. Nele, ele encontrou sua força. A Palavra de Deus também nos diz:

"Não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força." Neemias 8: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário