sábado, 19 de outubro de 2019

E disse Mefibosete ao rei: Tome ele também tudo, pois já veio o rei, meu senhor, em paz à sua casa. 2 Samuel 19: 30


Mefibosete é um homem que sofreu muito em sua vida. Ele foi gravemente incapacitado desde a infância. Não era culpa dele que o reino tivesse caído para o amigo de seu pai Jônatas e não para ele mesmo. Quantos outros não teriam ficado amargurados em sua situação! Mas ele não ficou. Com isso ele está nos dando um sermão hoje.

Quando Davi foge de seu filho Absalão, Mefibosete é caluniado por seu moço, Ziba (2 Samuel 16: 3), de modo que Davi atribui a esse homem todas as posses de Mefibosete. Isso significa uma grande injustiça para este homem já miserável. Aqui, em nosso capítulo, o assunto vem à tona e Davi é forçado a rever sua decisão errada, pelo menos em parte: agora Mefibosete deve compartilhar a propriedade com Ziba.

No entanto, isso não é uma reparação completa, e as pessoas com senso de justiça meneiam a cabeça. Mas como Mefibosete reage? Devemos por nosso nome em seu lugar. "Tome ele também tudo", respondeu Mefibosete. Ele está realmente pronto para renunciar à posse que merece, pela alegria de seu Senhor retornar em paz.

"De onde esse homem tão injustiçado, com tanta frequência, toma esta força?", perguntamos a nós mesmos. A resposta só pode ser: Ele vive na graça! "Quem é teu servo", disse Mefibosete uma vez a Davi, "para tu teres olhado para um cão morto tal como eu?" (2 Samuel 9: 8). Não foi só da boca para fora. Claramente ele vivia constantemente na convicção de que a graça de Deus o conduzia e sustentava. Isso devia ser assim conosco (Romanos 5: 2; 2 Timóteo 2: 1; 2 Pedro 3:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário