domingo, 6 de outubro de 2019

Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Colossenses 2: 9, 10


A influência de falsos mestres ameaçou os cristãos em Colossos com graves perigos, que queriam levar os colossenses "como despojo" do Senhor. As tentações não pretendiam renunciar completamente a Cristo; antes, eles deviam colocar outras coisas ao lado de Cristo. Então eles o perderiam de vista como cabeça. Esses perigos eram: filosofia (sabedoria humana), tradições (estatutos, mandamentos, doutrinas dos homens) e outros elementos do mundo (adoração a anjo).

Deus respondeu a esse desenvolvimento, dando aos colossenses através do apóstolo Paulo, a precedência que o Senhor Jesus Cristo tem em todas as coisas: Ele é em todas as esferas o primeiro, tanto na criação como na igreja e na ressurreição. Cristo é:
  • “O primogênito de toda a criação” (capítulo 1: 15);
  • “A cabeça do corpo, da igreja” (cap. 1: 18);
  • “O primogênito de entre os mortos” (cap. 1: 18) e
  • “O cabeça de todo principado e potestade” (capítulo 2: 10).

Os cristãos em Colossos não deviam se ocupar com "sombras" depois de possuírem o "corpo" em Cristo (capítulo 2: 17). O Espírito de Deus descreve a glória do Senhor de uma maneira excelente para eles e, em certa medida, resume tudo na declaração: "Nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (2: 9).

E quanto aos crentes, eles estão aperfeiçoados, trazidos à plenitude, Nele! Que declaração tremenda e maravilhosa! Não, os crentes não precisam lidar com "elementos" inúteis, que não podem dar a eles o que há muito têm em Cristo. Agora, uma coisa é importante: apegar-se a Cristo, a cabeça (capítulo 2: 19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário