segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Sela. Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa ...

Sela. Os homens ... são mais leves do que a vaidade. Salmo 62: 5, 6, 9, 10


Duas vezes aparece “Sela” neste Salmo. Nas duas vezes, a linha de pensamento muda exatamente nesse ponto.

“Sela” significa uma pausa, mas cheia de tensão em antecipação do que vai acontecer. “Sela” é como uma pausa para atenção: “Essa é a minha palavra até aqui” - “atenção, observe como segue!”

Nos versículos 3 e 4, lemos como Davi foi oprimido, e enganado com todo o poder e astúcia do inimigo. Ele se sentia fraco e desamparado. Então um “Sela” segue e ele se desfaz dos pensamentos assustadores e ora: "Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa". Que o inimigo seja poderoso e astuto - Davi confia em seu Deus. Ele sabe que Deus é sua salvação e glória, e que seu refúgio está nele. E ele incentiva o povo a fazer o mesmo.

Então, novamente segue um “Sela”, e Davi continua: “Os homens ... são mais leves do que a vaidade”. Davi tem em mente a grandeza e o poder de Deus e, portanto, ganha coragem. O inimigo perdeu seu terror para ele. Ele ainda está lá, sem dúvida, mas Davi não tem mais medo dele. Ele é mais leve do que a vaidade - quase um nada!

Estes dois “Sela”, não tem também uma mensagem para mim? Talvez o poder e as mentiras de Satanás estejam me causando inquietação? Então, quero - Sela - confiar em Deus e descansar. Mas talvez eu também siga meu caminho em comunhão e confiança em Deus? Então - Sela - o inimigo, perderá seu terror para mim. Essa pausa muda minha vida! Ela está ali, para mim "para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Romanos 15: 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário