sábado, 8 de agosto de 2020

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Salmo 103: 1

Todo mundo provavelmente fala consigo mesmo às vezes, por exemplo, quando nos aborrecemos com algo ou quando estamos deprimidos e perdidos. O diálogo interior no qual o Salmo 103 se desenrola é de um tipo completamente diferente. Certamente, esse monólogo desejaria levar ao louvor público de Deus: louvar é confessar ou vangloriar; então não é algo que poderia ter sido sufocado no interior. Em outro lugar o salmista canta: "O seu louvor estará continuamente na minha boca" (Salmo 34: 1).

Mas a boca é apenas o instrumento de louvor. A fonte de louvor deve ser a alma, o interior vivo, para que tenha valor. Então o começo de outro salmo é: "Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração.” O coração representa não apenas afeto e amor, mas também nosso centro de decisão; e esses "monólogos" devem servir para sintonizar coração e alma no louvor de Deus (Salmo 9: 1).


Também vale a pena considerar a adição "e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome". O nome do SENHOR no Antigo Testamento descreve Deus quando Ele se volta para os homens e especialmente para o seu povo terreno e se revela. E quando os crentes louvam o nome dele, estão respondendo a seu favor. - Ainda hoje, portanto, todo o nosso interior, isto é, nossa vida em toda a diversidade de suas exteriorizações, em palavras e obras, devem ser dedicados ao louvor a Deus e testemunhar sua bondade e santidade.


Finalmente, o salmista lembra todos os “seus benefícios” e até permite que todos os anjos e todas as obras de Deus participem do louvor. E termina, como começou, com a solicitação:


"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário