segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2: 13

Esta semana li o profeta Jeremias, todos os 52 capítulos. “Não foi tedioso?” poderia perguntar alguém. “O profeta se dirige ao povo de Israel nos tempos antigos. Ele ainda não pode olhar para trás, para a encarnação do Filho de Deus e para a obra consumada da redenção, e nesse aspecto o livro não contém uma mensagem diretamente cristã."

Mas definitivamente valeu a pena ler, e estou convencido de que será útil para qualquer leitor atento, porque, afinal, este livro da Bíblia é a palavra de Deus. Além de alguns eventos históricos, pode-se conhecer os princípios divinos que são atemporais. Por exemplo, um aspecto que me impressionou em alguns lugares é a fidelidade de Deus.


Jeremias é um profeta piedoso que trabalhou em ambientes ímpios por mais de 40 anos; Ele quase não tem amigos. Vez após vez, a mensagem que ele prega em nome do Senhor traz problemas: rejeição, ameaças de morte, prisão. Mas Deus é fiel. Quando chama pessoas para o Seu serviço, Ele as mantém vivas.


A certa altura, Jeremias fala de um oficial da corte chamado Ebede-Meleque. Este põe uma palavra a seu favor junto ao rei e então o salva da cova. Deus é fiel e recompensa todos os que trabalham para seu povo: Ebede-Meleque permanecerá vivo quando Jerusalém for conquistada pelo inimigo (Jeremias 39: 16-17).


Jeremias tem que pregar constantemente contra queixas, desobediência e maldade e anunciar julgamento ao povo. Mas Jeremias também apresenta a perspectiva de bênçãos se alguém se arrepender para Deus. Infelizmente, Jeremias quase não é ouvido; as pessoas vivem como antes. Mas Deus também é fiel nisso: o juízo anunciado chega.


Deus é fiel, aprendemos com o profeta Jeremias. Ele cumpre o que promete, seja para bênçãos ou para juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário