O comportamento do “velho homem” pode ser visto no exemplo de Joabe e Abisai, filhos de Zeruia. Esses sobrinhos de Davi assassinaram Abner, que antes era o chefe do exército de Saul e estava prestes a trazer as tribos de Israel até Davi.
O motivo desse ato maligno foi o fato de Asael, o terceiro filho de Zeruia, ter sido morto por Abner em batalha. Joabe e Abisai revelam um comportamento injusto e partidário baseado em sentimentos de vingança e provavelmente também em rivalidade.O resultado foi este assassinato insidioso - um rigor cruel que Davi muito lamentou (2 Samuel 3: 21, 30, 39).
Lealdade e determinação ao Senhor são imperativas, mesmo que muitas vezes sejam erroneamente confundidas com rigor. Infelizmente, essa determinação costuma faltar em nosso tempo. Mas todo rigor carnal, todo tigor partidário, por falta de disposição para perdoar ou de egoísmo e ambição está em total contraste com a mentalidade do Senhor Jesus. Tal coisa só pode ter consequências terríveis - na família, em nosso ambiente terrestre e na comunidade dos crentes.
Por isso o Senhor Jesus nos diz: “Aprendei de mim”. Isso não é um aprendizado teórico, nenhum conhecimento intelectual que alguém possa adquirir sem esforço e sem treinamento prático. - Quanto mais obedecermos a esse chamado, mais seremos como ele e mais desfrutaremos de sua comunhão.
Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 16: 18-17: 7; Mateus 27: 1-10