terça-feira, 23 de março de 2021

Então, Calebe disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13: 30

Todos os doze espias viram a mesma terra. Eles asseguram a Moisés e ao povo de Israel que a terra de Canaã é muito fértil. Mas o povo lá é forte e as cidades são fortificadas. Todos os doze espias concordam com isso; apenas nem todos chegam à mesma conclusão. Dez desaconselham a conquista, apenas dois - Josué e Calebe - aprovam. Como ocorre esse contraste?


Existe uma fé real em Josué e Calebe. Para eles, Canaã é a herança prometida por Deus. A conquista não é fácil; mas Deus prometeu-lhes a terra. Portanto, eles confiam que Ele também lhes dará vitória sobre seus inimigos.


Se desconsiderarmos a Deus, os obstáculos podem se tornar enormes "montanhas". Eles parecem intransponíveis para nós. Esse é o problema com os outros dez espias. E sua falta de fé se torna decisiva para milhões de pessoas. Como resultado, os israelitas têm que peregrinar pelo deserto por mais 38 anos, onde a maioria deles perece (Deuteronômio 2: 14).


Aqueles que olham para os eventos da vida com genuína confiança em Deus tirarão conclusões diferentes do que aqueles que consideram sua própria força. Apesar da má descrição dos dez espias, Calebe e Josué mantiveram sua opinião e elogiaram a terra: "A terra ... é  terra muito boa." Essa fé agradou a Deus; Ele os honra: Calebe recebe uma bela herança na terra de Canaã (Números 14: 7, 24).


Deus também nos deu uma “terra”. Inclui as bênçãos espirituais nos lugares celestiais que nos foram dadas no Senhor Jesus. Quem pôde provar algo disso, deveria testemunhar alegremente para outras pessoas. Deus vai recompensar isso.


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 11: 18-32 - Mateus 25: 1-13

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário