sábado, 6 de março de 2021

Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas, pelas grandes águas; e as tuas pegadas não se conheceram. Salmo 77: 19

Ontem meditamos no fato de que o caminho de Deus está "no santuário" (v. 14). Hoje lemos: “Pelo mar foi teu caminho”. Existe uma contradição? Não!

Asafe sabe que os caminhos de Deus são mais elevados do que os dos homens, por isso diz com confiança: "Que deus é tão grande como o nosso Deus?" Ele lembra que este grande Deus redimiu seu povo e os tirou do Egito "com o braço levantado". E seu olhar continua: como as águas se retiraram para que o povo pudesse passar e como Deus lhes deu a lei com trovões e relâmpagos. Ninguém e nada poderia resistir ao poder de Deus, ninguém poderia impedir Deus de realizar Seus pensamentos! (Versículos 13-19; Isaías 55: 9),


Os caminhos de Deus podem não ser reconhecíveis no mar, os passos de Deus podem não ser conhecidos - mas eles estavam lá! Deus havia tirado seu povo do Egito, conduzido com segurança pelas águas do Mar Vermelho e conduzido pelo deserto - com poder, com amor e com mão firme (v.21).


Pegadas só podem ser vistas brevemente na água, então elas são apagadas pela ida e volta das ondas e marés - e ainda assim elas estavam lá. Mesmo que o caminho de Deus muitas vezes não seja reconhecível por nós - a fé sabe que ele existe. 


Deus planejou um caminho para nós - "no santuário"; e mesmo que não vejamos o caminho agora, Ele nos guia - "no mar". O caminho que Ele está trilhando com os Seus neste mundo é consistente com o caminho que Ele traçou no santuário. Este caminho irá glorificá-Lo - e será uma bênção para Seu povo, bem como para cada indivíduo. Naquela época como hoje.


Quão reconfortante é esse conhecimento no caos de nossas vidas!


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 2: 26-37: Mateus 20: 29-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário