segunda-feira, 15 de março de 2021

Moisés, ... escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado. Hebreus 11: 25

Na alta cultura do antigo Egito, estado, sociedade, ciência e religião estavam intimamente ligados. Numerosas escavações mostram o luxo que reinava na corte do faraó. Esta é a situação em que Moisés entrou: ele foi adotado pela filha de Faraó, criado na corte real e “instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras" (Atos 7: 21, 22).

Uma carreira brilhante havia começado. Invejável - ou não? Moisés deve ter pensado nisso com cuidado e ficou cada vez mais claro para ele que precisava escolher entre sua alta posição na corte real e seu próprio povo. Sua posição lhe rendeu prestígio, e a vida na corte com suas amenidades ofereceu muitas tentações. Mas tudo estava permeado pelo paganismo, por uma vida sem o verdadeiro Deus - e portanto pelo pecado.


A alternativa para Moisés foi dirigir-se ao povo de Israel, de onde ele veio. Isso não era exatamente atraente. Israel foi escravizado, sem direito e forçado a trabalhar duro. Mas para Moisés foi decisivo que Israel era o povo de Deus. Ele sabia que Deus não abandonaria seu povo e que só haveria ganho para si mesmo se ficasse ao lado do povo de Deus.


Antes disso, porém, Moisés teve que trabalhar como pastor de ovelhas por 40 anos. Em seguida, ele conduziu o povo de Israel para fora do Egito e peregrinou com eles pelo deserto por 40 anos. Finalmente, ele morreu pouco antes de chegar à terra prometida. - Moisés foi um perdedor no final? Não, o melhor, a recompensa, veio depois. Podemos ver um pouco disso na transfiguração do Senhor Jesus na montanha. Moisés e Elias “apareceram em glória” para falar com o Senhor Jesus. - Nós também podemos esperar uma comunhão profunda e imperturbável com o Senhor Jesus na glória eterna.


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 6: 16 - 7: 6 - Mateus 22: 34-46

Nenhum comentário:

Postar um comentário