terça-feira, 30 de março de 2021

E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali. Ruth 1: 2

 A história da família de Elimeleque é emocionante de ler. A Palavra de Deus enfatiza particularmente os nomes. -- Muitas vezes, o significado dos nomes bíblicos pode ser deduzido de suas raízes nas línguas originais. Às vezes, eles também contêm uma declaração espiritual. Corresponde ao contexto em que o nome foi dado ou em que a Palavra de Deus o transmite. Mas se o contexto não sugere tal afirmação, devemos tomar cuidado com interpretações artificiais.


O nome Elimeleque significa: "Meu Deus é Rei"; Noemi é traduzido como "adorável". Ao contrário desses nomes melodiosos, os nomes dos dois filhos falam de doença e fraqueza. Eles nascem doentes e fracos ou seus pais não têm esperança para o futuro devido à fome na terra de Israel? Em qualquer caso, esses dois nomes indicam um estado espiritual interior dos pais que está em contraste com seus próprios nomes.


“Meu Deus é Rei” - essa é uma boa confissão, mas deve ser realizada no poder da fé. Mas quando chega a fome, a família sai de casa e muda-se para Moabe. E isso apesar do fato de que os moabitas são idólatras e provaram ser inimigos de Israel desde o início. É por isso que mesmo a décima geração deles não deve ser aceita no povo de Deus (Números 22-25: 5; Deuteronômio 23: 4-7; cf. Esdras 9: 1, 2, 12; Neemias 13: 1-3, 23-30).


Elimeleque consultou seu Deus antes de ir para Moabe? Se Deus é seu Rei, então Elimeleque deve obedecer a seus mandamentos! Mas ele age por sua própria iniciativa, e o resultado é muito triste: ele próprio e seus dois filhos morrem em Moabe. - Afastar-se de Deus e de seu povo sempre traz consequências trágicas.


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 16: 1-17 - Mateus 26: 59-75

Nenhum comentário:

Postar um comentário