sexta-feira, 5 de março de 2021

O teu caminho, ó Deus, está no santuário! Salmo 77: 13

Asafe, o autor do Salmo, começa a duvidar da bondade de Deus. Ele o busca - e não o encontra, ele clama por Ele - mas Deus não lhe responde. Mas Asafe não está satisfeito com o silêncio de Deus. Ele quer entendê-Lo, quer uma resposta Dele. Perguntas surgem em seu coração: Rejeitará o Senhor para sempre? Cessou para sempre a sua benignidade? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? Ele começa a pensar na obra de Deus, seus feitos e seus milagres - e chega à conclusão: "O teu caminho, ó Deus, está no santuário!"

Asafe percebe que os pensamentos e propósitos de Deus só podem ser compreendidos no santuário, somente em Sua presença. Somente quando se entra nos "santuários de Deus" se pode entender como Deus vê as coisas. Somente aqui se pode entender sua santidade e justiça, seu amor e graça! Só quando alguém está perto dele pode reconhecer seu caminho, porque o caminho de Deus é muito mais alto do que todos os caminhos dos homens, seus pensamentos são muito mais altos do que todos os nossos pensamentos. Percebendo isso, Asafe exclama: “Que deus é tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que fazes maravilhas!” (v. 13, 14; Salmo 73: 17, Isaías 55: 9).


Também nós não entendemos muita coisa hoje. Queremos também entrar no santuário de Deus, queremos dizer a ele o que nos move, queremos ficar em silêncio em sua presença? O que necessitamos passou diante de seus olhos. E mesmo que não o compreendamos, Ele só tem "pensamentos de paz" conosco, "não de mal", mas para "nos dar o fim que esperamos" (Jeremias 29: 11).


Quão reconfortante é este conhecimento: "O teu caminho, ó Deus, está no santuário!"


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 2: 14-25 - Mateus 20: 7-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário