quinta-feira, 18 de março de 2021

Esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a observância do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos. 1 Reis 2: 2, 3

O rei Davi envelheceu e seu filho Salomão foi ungido para sucedê-lo. Ao entregar-lhe os negócios imperiais, ele diz no início de seu discurso: "Esforça-te e sê homem". O que quer dizer com isso? - Quando os filisteus lutaram contra Israel, eles incitaram uns aos outros: “Esforçai-vos e sede homens, ... sede, pois, homens e pelejai!" (1 Samuel 4: 9).

Mas Salomão não deveria ser um "guerreiro"; Portanto, não se trata de força natural, nem de força masculina em um duelo. Em nosso versículo diário, a segunda parte mostra claramente que tipo de força e masculinidade se trata: Salomão deve mostrar força espiritual, determinação moral e coragem na fé a fim de servir a Deus fielmente e agir de acordo com a palavra de Deus tanto em sua vida pessoal quanto em sua vida oficial.


O mesmo também vale para os crentes de hoje: em primeiro lugar, precisamos de determinação e da força da fé para viver nossas vidas para Deus, em conformidade com a Sua Palavra, porque não temos êxito automaticamente. A velha natureza pecaminosa dentro de nós e a resistência e ardil do inimigo podem nos prejudicar. Eles querem nos impedir de levar nossas vidas com Deus e de acordo com a Sua vontade, e de ter sucesso no serviço Dele. Portanto, o convite para mostrar força espiritual e determinação é importante para os crentes em todos os momentos (cf. Josué 1: 6 - 9).


Somente após conselho espiritual insistente é que o rei Davi dá conselhos a seu sucessor sobre o governo externo, do reino. Também receberemos sabedoria e poder de Deus para nossas tarefas terrenas na vida cotidiana, se dermos a mais alta prioridade a ele e às suas exigências em nossa vida.


Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos! 1 Coríntios 16: 13


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 9: 1-17 - Mateus 23: 23-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário