sábado, 13 de março de 2021

Não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia. 2 Timóteo 1: 12

A segunda carta a Timóteo é indiscutivelmente a última carta que o apóstolo Paulo escreveu. Timóteo está em Éfeso - e não é fácil para ele. Em sua primeira carta a Timóteo, Paulo já apontava as dificuldades ali. Por isso quer encorajar o colaborador mais jovem com algumas palavras pessoais: Porque se lembra da sua fé ... e das suas lágrimas ... e está convencido de que Deus pode transformar o seu temor em fortaleza (v. 3-7).

Ele o incentiva: "Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu" (v. 8), e um pouco depois confessa: "não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido". - Nós talvez disséssemos: "... porque fiz o meu melhor." Mas Paulo confia em Deus e está convencido de “que Ele é poderoso” para guardar o que foi confiado a Ele - assim como coisas valiosas são guardadas em um cofre.


Em certo sentido, o apóstolo "consignou" ou "depositou" com Ele tudo o que havia experimentado com seu Senhor desde sua conversão. A reputação do apóstolo entre os homens, na verdade toda a sua identidade, estava entrelaçada com o nome de seu Senhor. No entanto, Paulo nunca se envergonhou de ter se aliado a Cristo e nunca temeu que sua fé fosse desapontada.


Ele está convencido de que o Senhor guardará o que lhe foi confiado "para aquele dia". Sua segurança está (como a nossa) no futuro, quando o Senhor fará tudo se manifestar. Paulo foi perseguido, capturado, açoitado, sofreu naufrágio - valeu a pena? Sim, porque Aquele que o guardou foi o Senhor! Neste Senhor nós também podemos confiar hoje!


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 5: 22-33 - Mateus 22: 15-22

Nenhum comentário:

Postar um comentário