sábado, 27 de março de 2021

Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra. Gênesis 28: 15

Jacó, o progenitor de Israel, traiu seu irmão Esaú e agora está fugindo para seu tio Labão. À noite, Deus aparece ao culpado e lhe dá promessas incondicionais na graça soberana. Uma delas é a promessa: "Eu estou contigo." Está diretamente relacionado ao fato de que Deus trará Jacó de volta à terra que Ele primeiro prometeu a seu avô Abraão. Depois disso, Deus prometeu a seu pai Isaque e agora a ele também.

Cerca de 20 anos depois, Deus disse a Jacó: "Torna à terra dos teus pais e à tua parentela, e eu serei contigo." Quando esteve em terra alheia, Jacó foi traído várias vezes e sofreu com o tratamento injusto de seu tio. Nesta situação, Deus pede que ele volte para a terra prometida. Este não é um passeio, mas uma longa jornada, centenas de quilômetros por território inóspito. Muitos perigos estão associados a esta jornada. Como é encorajador que Deus lhe promete: “Eu serei contigo”! (Gênesis 31: 3).


Finalmente, na velhice, Jacó está a caminho do Egito para ver seu filho José. Ele pára em Berseba para sacrificar a Deus e buscar sua presença. E novamente Deus falou com ele: "Descerei contigo ao Egito e certamente te farei tornar a subir." Quão valiosas são as promessas de Deus para ele novamente: Ele quer ir com ele e quer trazê-lo de volta! Fortalecido por Deus dessa forma, Jacó continua sua jornada (Gênesis 46: 4). 


Nossos caminhos podem ser distorcidos pelo nosso próprio fracasso ou podem ser retos. Havia ambos na vida de Jacó. Mas em tudo reconhecemos: podemos sempre ouvir a Deus novamente e confiar em suas promessas graciosas. Ele quer estar conosco e nos guiar de volta para onde possamos levar nossas vidas em comunhão serena com Ele.


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 14: 1-21: Mateus 26: 17-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário