sexta-feira, 19 de março de 2021

E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao SENHOR, por causa dos midianitas, enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: ... não destes ouvidos à minha voz. Juiz 6: 7, 8, 10

O povo de Israel havia feito "o que parecia mal aos olhos do SENHOR". Por isso Deus permitiu que os midianitas os oprimissem (v.1). Nós também devemos ter clareza sobre isso hoje: Se nos afastarmos de Deus, Ele deve nos castigar - e somente se nos voltarmos para Ele e “clamarmos a Ele” Ele nos libertará.

Aqui Israel clama a Deus - mas Ele não livra o povo imediatamente. Ele primeiro lhes envia um profeta que os lembra das ações poderosas de Deus no passado. Porque eles devem reconhecer a causa de sua punição: o mal em suas vidas. Também nosso primeiro pensamento é muitas vezes que as consequências de nossos erros e desobediência devem parar - mas Deus quer que reconheçamos a verdadeira causa de nosso desvio. Portanto, Ele trabalha com paciência e amor conosco para que possamos nos beneficiar disso sob Sua orientação.


Tenhamos sempre isto em mente - connosco e junto a outros! Não tentemos acabar com os dolorosos efeitos de um caminho, enquanto ainda não tenhamos percebido o ponto em que começamos a nos distanciar de Deus! Talvez essa seja também uma das razões pelas quais alguém - embora pareça ter se corrigido - caia novamente e peque.


Aqui, Deus está tratando de corrigir o Seu povo, depois fala aos israelitas e, finalmente, começa a intervir em nome deles. Ele escolhe Gideão, que estava malhando o trigo, “para o salvar dos midianitas" (v. 11). Que bom que aquele que deve libertar o povo é alguém que já resistiu ao inimigo em um nível pessoal!


Leitura Diária da Bíblia Deuteronômio 9: 18-29 - Mateus 24: 1-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário